Grupos de oração

Em suas aparições Nossa Senhora pediu que se formassem grupos de oração e deu as orientações sobre como formá-los e conduzi-los. Este artigo apresenta as orientações que a Rainha da Paz deu para os grupos. Este artigo foi originalmente publicado por Ana Shawn no site http://www.medjugorje.org

Atençãoos grupos de oração de Medjugorje são diferentes dos grupos da Renovação Carismática Católica (RCC). Os grupos da RCC seguem as orientações da direção da Renovação Carismática a qual são obtidas por meio da oração a Deus e do discernimento. Os grupos de Medjugorje seguem as orientações dadas por Nossa Senhora na década de 80 através de duas meninas de 11 anos. Jelena e Marijana Vasilj. e na sequência pelos videntes (especialmente Ivan) que até hoje coordena grupos de oração.. nos quais Nossa Senhora aparece e os orienta.

INTRODUÇÃO:

Ao longo da história as aparições de Nossa Senhora têm sido sempre um convite à oração. Em Medjugorje, ao final de cada Mensagem, ela sempre diz : “Obrigada por terdes respondido ao meu chamado!”. O seu chamado é para a oração pela paz por meio da participação na Santa Missa, da leitura diária da Bíblia, da oração com o corpo pelo jejum a pão e água, da oração do rosário e para, acima de tudo, se rezar com o coração para que se tenha o conhecimento de Deus e o amor a Ele comprovado pela disposição para se realizar a Sua vontade com decisão e alegria.

Em Medjugorje a Rainha da Paz fez também um convite  à oração por meio dos Grupos de Oração para serem criados pelas paróquias. E desde então mais e mais  Grupos de Oração constituídos conforme o modelo de grupo ensinado por Nossa Senhora têm sido criados pelo mundo. Foi perguntado muitas vezes, quer por pessoas regressam de Medjugorje, ou, mesmo que não tenham ido, mas que sintam o apelo à iniciar um Grupo de Oração em sua Paróquia conforme o modelo de Medjugorje como fazer para começar? Às vezes é difícil saber por onde começar, ou o que o grupo a ser formado deverá fazer.

As diretrizes a seguir querem ajudá-lo a compreender o necesário para iniciar este importante grupo que Nossa Santíssima Mãe pede. Muito da informação para esta página foi tirada pela minha própria experiência ajudando a conduzir grupos de oração em família, na paróquia onde eu pertencia e, mais recentemente, pelo contato com Nedjo Brecic, uma pessoa maravilhoasa dedicada à Santíssima Mãe e que pertenceu ao Grupo de Oração Rainha da Paz do vidente Ivan Dragicevic desde o início. Ele também iniciou uma Grupo de Oração pela internet, que é vinculado ao Grupo de Oração de Ivan em Medjugorje. Agora temos membros deste grupo de oração especial em todo o globo. Nos unimos a eles em oração no momento em que Nossa Mãe aparece ao Ivan quando o grupo está reunido com o vidente em Medjugorje e tentamos viver as mensagens que ela dá lá. Nedjo foi para a eternidade num dia do aniversário do seu Grupo de Oração. e agora acompanha este grupo com a sua intercessão junto a Deus e pelas suas orientações que guardamos em nossos corações.

Algumas das informações contidas nestas páginas também foram tomadas a partir do livro: “Medjugorje – No entardecer… a necessidade de Grupos de Oração”, de Joseph E. McNamara ( Este título esta correlacionado com o fato de que as aparições de Medjugorje iniciaram-se e acontecem ao final da tarde, seguindo as de Lourdes -1858 – que foram de manhã e as de Fátima -1917- pelo meio dia). Inicialmente foi escrito em Inglês e, em seguida, traduzido em Croata e apresentado em Medjugorje no Natal de 1989. A versão em Croata foi entregue à vidente Vicka Ivankovic através de seu primo Draga, e Vicka disse que o livro era bom. O esboço foi levado para a Jelena Vasilj, (que por meio de locuções interiores Nossa Senhora deu orientações sobre como se deveriam ser formados os Grupos de Oração).  Jelena disse que estava bom, mas sugeriu que fosse apresentado ao padre Slavko Barbaric. Frei Slavko leu o livreto, abençoou-o e o recomendou para ser utilizado pelos grupos.

As informações aqui divulgadas também foram apresentadas a Cyril Abouyneau que pertence ao Grupo de Oração de Ivan. Ele disse que as mensagens de Nossa Senhora conforme apresentamos e as nossas referências para os grupos de oração estão corretas.

Eu tive a honra de ser uma das líderes do Grupo de Oração do Rosário de Medjugorje em Redondo Beach na Califórnia, na Paróquia de São Tiago. Temos acompanhado atentamente o Grupo de Oração de Ivan em Medjugorje. Foi maravilhoso ter esse laço especial com Medjugorje Todos nós sabíamos que éramos chamados individualmente a participar deste Grupo de Oração. Tivemos vários membros do grupo que se tornaram padres e também tivemos a felicidade de ver vários membros do grupo se engajarem em diversos ministérios dentro da Igreja. A Grupo de Oração é uma família que proporciona graças especiais e também responsabilidades especiais. Espero que esta secção sobre a oração ajude todos os grupos para responderem ao chamado de nossa Santíssima Mãe Celestial.

Ana Shawn

1. Iniciando o Grupo Oração

Mensagens de Nossa Senhora sobre grupos de oração:

….”Eu desejo que se forme um grupo de oração … Eu guiarei este grupo e mais tarde quando eu disser outros grupos poderão ser formados pelo mundo” E continuou ” Eu desejo um grupo aqui…eu guiarei este grupo e darei regras de santificação para ele..Por meio destas regras todos os outros grupos pelo mundo poderão se santificar.”

Palavras ditas por Nossa Senhora a Jelena Vasilij, lider de grupo de oração em Medjugorje, por meio de locuções interiores em março de 1983:

“Todas as pessoas devem fazer parte de um grupo de oração”

“Cada Paróquia deve ter um grupo de oração”

“Gostaria de recomendar a todos os meus sacerdotes que iniciassem um grupo de oração com os jovens e ensiná-los, dando-lhs bons conselhos”

“Hoje eu os chamo à renovação de suas famílias pela oração em suas casas. O trabalho no campo acabou, agora todos vocês devem se dedicar à oração. Deixem a oração tomar o primeiro lugar em suas vidas” (01 de novembro de 1984)

“Hoje eu os convido a renovar a oração em suas famílias. Queridos filhos, encoragem os mais jovens à oração e à irem à Santa Missa” (07 de março de 1985)

“Rezem especialmente diante da cruz de onde onde vêm graças especiais. Agora, em suas casas, façam uma especial consagração à cruz do Senhor” (12 de setembro de 1985)

Ás vezes, este desejo de iniciar um grupo de oração é tão forte que é como se você estivesse sendo chamado(a) por Nossa Senhora para iniciar um grupo. Ela ama os seus grupos de oração e os ajudará por tanto tempo quanto os membros do grupo compreenderem que é ELA a a lider do grupo e que ela os guiará.

A primeira razão para se ter grupos de oração é para uma ajuda mútua no crescimento em santidade e para levar as pessoas a Jesus através das mensagens de Nossa Senhora em Medjugorje.

  • Primeiramente é preciso que se pergunte ao pároco da Paróquia se ele não se opõe a que exista em sua Paróquia um grupo de oração de Medjugorje. Isto é muito importante porque apesar de Nossa Mãe Celestial desejar que se formem grupos de oração ela quer que se permaneça com o que o sacerdote da paróquia disser e que todos nós sejamos obedientes aos desejos de nossos pastores.Também pode não haver espaço em algumas paróquias.
  • Se o pároco está aberto e acolhe o seu grupo então isto é maravilhoso. Ele poderá ajudá-los e será também um membro importante do grupo ajudando na direção espiritual dos membros.
  • Se o pároco não está aberto para o seu grupo de oração você poderá ver a possibilidade na casa de um dos membros do grupo ou algum outro local de encontros para o seu grupo. Convide-o para participar quando ele puder e permaneçam em oração por ele.
  • A Criação de um estatuto para o seu grupo de oração também é importante. Alguns párocos desejam saber o que é o seu grupo de oração e o que ele vai fazer. Algusn solicitam uma declaração da missão do grupo, mas outros querem mais especificamente as regras de funcionamento que o seu grupo irá seguir .

O líder do grupo de oração

Nossa Senhora disse: “o melhor seria que os sacerdotes reunissem as pessoas, mas que um leigo também pode liderar um grupo de oração “. Se for um leigo a assumir a liderança então ele ou ela deve conhecer bem a sua fé. Deve ler a Bíblia e ter conhecimentos avançados de espiritualidade. Eles devem conhecer o ensinamento da Igreja e ler com frequência o Catecismo. Seria melhor que o grupo de oração iniciasse na família com os pais ensinando os filhos.

  • A missão do lider é criar o ambiente para ajudar os membros a crescerem em
    santidade. É preciso praticar aquilo que se prega nas Mensagens de Medjugorje para que o lider seja um exemplo para os outros em seu grupo para que eles possam aprender com você.
  • Lideres de grupos de oração precisam ser entusiasmados, cheios do amor de Deus e do conhecimento da Sua Palavra para que possam ajudar os outros a crescerem espiritualmente.
  • O lider (ele ou ela) deve acolher os novos membros calorosamente. Alguns dos que vêm têm problemas em suas vidas e o lider necessita ser acolhedor e compassivo com estas pessoas com problermas.
  • O lider deve conhecer as mensagens de Nossa Senhora em Medjugorje de tal forma que ele possa instruir corretamente os outros membros do grupo.
  • Os grupos de oração de Medjugorje não devem falar sobre outras aparições por que algumas podem não ser conhecidas ou mesmo podem ter sido condenadas pela Igreja .A mensagem de Medjugorje pode ficar confusa para o grupo quando se fala de outras aparições no grupo. A Mensagem de Medjugorje precisa ser mantida e transmitida na sua forma pura.
  • Se houver algum desentendimento o lider do grupo deve manter a paz e rezar. Ele deve respeitar os outros membros do grupo e evitar julgar aos outros ou forçar o seu julgamento ou advertências sobre os membros. A maior influência dos lideres dos grupos será sentida no testemunho diário da vivência dos valores cristãos.
  • O lider terá uma grande responsabilidade e necessita do apoio de cada membro do grupo. É uma boa sugestão se fazer uma oração pelo lider do grupo antes de iniciar o grupo.

2. Modelo do Grupo de Oração

Nós tentamos nos manter tão perto quanto possível com grupo de oração de Ivan em Medjugorje, Rainha da Paz. Trata-se de um laço especial para sermos capazes de orar e de seguir basicamente o mesmo formato que eles fazem. Nossa Santíssima Mãe é a líder deste grupo e Ivan o dirige. Ela está muito feliz com este grupo e como eles rezam e assim nós sabemos que isso é agradável a Deus e à Nossa Santíssima Mãe.

O grupo de oração pode ser grande ou pequeno. Alguns podem durar 30 minutos e outros podem ter uma duração de três horas, mas tudo depende das necessidades do grupo específico. O grupo de oração de Ivan começa cerca de 21:30h com cantos e orações. Pelas 22:00h Nossa Senhora vem para o grupo. Geralmente há um pouco mais de oração e, em seguida, o anúncio do que Nossa Senhora falou. Se existe uma mensagem pública ela é comunicada e, em seguida, o povo vai para casa. Eles também se reúnem duas vezes por semana, quando normalmente Ivan está em Medjugorje. Uma vez na segunda-feira, e o local e horário é designado por Nossa Senhora, e é privado. Às sexta-feiras normalmente o grupo é aberto.

Este é um guia geral sobre a forma do grupo. Cada grupo de oração é único, porque Nossa Senhora o conduz de uma forma especial. A seguinte forma é o modo como o grupo de oração do Rosário de São Tiago de Medjugorje em Redondo Beach, California realiza seus encontros.

  • Quem deseja iniciar um grupo deve ter uma bela imagem (estatueta) de Nossa Senhora para trazer ao encontro. Uma coisa bonita que muitos grupos tem feito é alternar a permanência da imagem na casa dos membros do grupo. A pessoa que dirige a reunião naquela semana fica com a imagem e a próxima pessoa a conduzir a reunião a levará para casa.
  • O líder do grupo chega mais cedo para preparar o local para o grupo, literatura e para deixar tudo preparado. O encontro inicia às 19:00h e termina às 20:30h. Toda semana alguém se apresenta para conduzir o grupo na próxima semana.
  • Iniciamos na igreja com o Rosário. Nesse grupo de oração se inclui o Rosário, 5 dezenas ou mais. Cada um por sua vez, conduz uma dezena, e algumas vezes, desde que temos diferentes nacionalidades em nosso grupo, rezaremos em diferentes línguas. Orações especias como a oração de Consagração comunicada a Jelena por Nossa Senhora, oração ao Sagrado Coração de Jesus, oração pelos sacerdotes, pelos jovens e por São Miguel. (Essas orações são rezadas após o Rosário na Igreja).
  • Então nos dirigimos para o local onde se dará a continuidade da reunião até o encerramento.
  • Novos membros e visitantes são bem vindos e lhes é dado literatura e/ou gravações que narram a história de Medjugorje.
  • No local da reunião, quando todos estão sentados, iniciamos a oração ao Espírito Santo que Nossa Senhora pediu que sempre a façamos.
  • Comunicados e atualizações sobre Medjugorje são dadas.
  • Leitura do Evangelho de São Mateus (6,24-34).
  • Leitura da mensagem mais recente de Nossa Senhora e dialogamos sobre como estamos vivendo sua mensagem anterior. Sobre isto há a possibilidade de ajudar membros do grupo em seu crescimento espiritual e a se tornarem mais capazes de divulgarem as mensagens de Nossa Senhora.
  • Se há tempo, ainda pode-se conversar sobre outro assunto relacionado a Medjugorje.
  • Se alguém tiver algo para compartilhar, isso pode ser feito neste momento.
  • Podem ser apresentadas intenções de oração.
  • O novo líder levará a imagem para casa e preparará o próximo encontro.
  • Outras orações ou devoções que podem ser acrescentadas:
  • Santa Missa ou benção do Santíssimo Sacramento
  • O Rosário de Mejugorje ( O Credo, 7 Pai-nossos, Ave-Marias e Glória ao Pai)
  • Orações pelos doentes.
  • Terço da Divina Misericórdia.
  • Orações de Fátima.
  • Ladainhas de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus.
  • Orações pessoais dos participantes do grupo.

Mensalmente:

  • É bom que o grupo de oração tenha uma Missa mensal. Seria muito bom que essa Santa Missa fosse celebrada por um sacerdote que já esteve em Medjugorje.
  • Que venha um palestrante para falar sobre Medjugorje.
  • Possibilidade de participação em outros eventos como encontros Marianos, assistir palestras, etc.
  • O grupo pode fazer coleta para ter uma reserva financeira, para alguma necesidade que possa surgir.
  • O grupo pode reunir-se para um jantar.

Algumas orientações para se obter um bom êxito com o grupo de oração:

  • O tempo que se dedica ao grupo deve ser pré-definido e regular, assim como o local do encontro.
  • Faça um livro de orações para distribuir para o grupo. Na igreja de São Tiago, utilizamos uma folha com todas as orações , que é distribuida para todos antes do início do encontro. Temos também livros de cantos e Rosários disponíveis, caso alguem não tenha trazido o seu.
  • Uma biblioteca com bons livros Católicos, onde os membros podem fazer pesquisas levando para casa por uma semana e devolvendo na próxima.
  • Literatura sobre Medjugorje e um calendário de eventos para o grupo também podem ser úteis.
  • Obtenha uma bela imagem de Nossa Senhora, um Crucifixo, ícones e velas para a mesa de oração que deve estar no centro do grupo.
  • Mantenha uma lista atualizada de endereços.
  • A divulgação do seu Grupo de oração de Medjugorje em boletins paroquiais também é algo importante a ser mantido.
  • Tenha palestrantes de sua paróquia ou de outras para ajudá-los na vivência da mensagem de Nossa Senhora.
  • Encoraje ministérios da igreja como doação de alimento para os pobres, limpeza da igreja, adoração Eucarística. Todos no grupo de oração devem ser exemplos de Cristãos amorosos.
  • Toda semana, é bom ter um tema para o seu grupo. como vivendo a mensagem do jejum, ou na outra semana poderia ser da confissão, Devoções e orações.
  • Após o encontro, é sempre bom se reunirem para um pequeno lanche. Você encontrará novos e velhos amigos, e dará ao grupo um clima bem familiar.

3. Responsabilidades dos membros do Grupo de Oração

Sobre Jelena e Marijana Vasilj o site www.medjugorje.ws explica que: “No final do ano de 1982, Nossa Senhora se comunicou através de locuções interiores (locutio cordis) a duas meninas de 10 anos, Jelena e Marijana Vasilj. Através do Grupo de Oração do qual elas participavam, Nossa Senhora deu – de 1983 a 1987 – orientações ao movimento de oração que foi criado desde o início das aparições”.

Através de Jelena Nossa Senhora deu as seguintes instruções que deveriam ser aplicadas ao grupo de oração:

1.  Eliminar o medo:

O medo deveria ser eliminado de seus corações para sempre. Deveriam renunciar a todo desejo desordenado. Deveriam evitar a televisão, especialmente os programas com conteúdo pernicioso, não praticar esportes em excesso o que poderia prejudicar sua vida de oração e deveriam evitar também o exagero de alimentos e bebidas, álcool, fumo e outros hábitos. Ela os exortou a eliminarem toda angústia e lhes disse que quem se abandona a Deus, sem restrições, não deixa espaço em seu coração para a angústia.

2.  Jejum

Ela pediu que jejuassem duas vezes por semana a pão e água. A Gospa diz que este é o melhor jejum. Ela também disse que o jejum pode parar com as guerras e suspender as leis naturais. Jejuar uma ou duas vezes por semana é também uma forma de entrar em sintonia com Deus. A vidente Maria Lunetti afirmou que existem também outras formas de jejum. Para as pessoas com dependências elas deveriam jejuar de suas dependências uma vez por semana. Não ver TV também é uma boa forma de jejum. Renuncie a algo de que você goste e ofereça a Deus.

3.  Oração durante o dia

A Gospa disse a Jelena que o grupo deveria dedicar três horas por dia à oração. Meia hora pela manhã, meia hora à noite. A Santa Missa e a oração do Rosário são incluidas neste tempo de oração. Definir momentos durante o dia para se dedicar à oração. Não se preocupar com coisas derste mundo, mas confiar, pela oração, tudo ao Pai Celestial.

A Gospa disse que aqueles que vão à escola ou ao trabalho devem dedicar meia hora de oração pela manhã e meia hora à noite e, se possível, participareem da Eucaristia por que é necessário que se estenda o espírito de oração durante as atividades diárias.

A Gospa lhes disse para serem especialmente assiduos em suas orações desde que o demônio tentará aqueles que decidem se consagrar a Deus. Ele vai sugerir que estão rezando demais. Nossa Senhora deseja que nós ouçamos a sua voz e não a dele. Quando voces estiverem fortalecidos, então o demonio não será mais capaz de seduzi-los.

4.  Confissão

Os membros do grupo de oração devem confessar-se pelo menos uma vez por mês. Mas, quando for necessário devido a alguma dificuldade em especial, então, deverão ir à Confissão com mais frequência. Com a Confissão nós não apenas nos libertamos do pecado, mas também vamos nos santificando e nos tornando mais íntimos de Jesus.  “A Confissão é o remédio para a greja do Ocidente” disse a nossa santíssima Mãe.

5 – Buscar a santidade com todas as forças

A nossa Mãe Celestial nos encoraja ao desejo de nos tornarmos santos e a ajudar aos outros membros de nosso grupo a cultivarem o desejo de serem santos, de crescerem em santidade. A isto é que nós somos chamados.

6.  Objetos Sagrados em casa

Nossa Senhora diz que devemos ter objetos sagrados e abençoados em nossas casas e também em nós mesmos. Medalhas, crucifixos e água benta para citar alguns. E ela também quer que nós tenhamos a Bíblia Sagrada colocada num lugar de destaque em nossas casas e que nós a leiamos diariamente.

” Eu os convido a colocarem mais objetos sagrados em suas casas e cada um use algum objeto sagrado em si mesmo. Todos os objetos devem ser abençoados. Assim Satanás não os tentará tanto, por que vocês estarão armados contra ele” (18 de julho de 1985)

As orientações acima foram dadas ao grupo de oração de Jelena por Nossa Senhora. Elas poderão ser difíceis de serem seguidas por algumas pessoas como os idosos e os doentes. O jejum a pão e água poderá não ser prudente para algumas pessoas, assim elas poderão substitui-lo por uma outra ação penitencial. Estas são as bases de funcionamento de nossos grupos. Apesar de que todos os grupos serem diferentes é bom que permaneçamos o mais próximo possível do desejo de Nossa Senhora.

4. Problemas que podem surgir

Bem, quando estamos falando de Grupos de Oração dificilmente poderia se pensar que eles teriam problemas. Afinal de contas, se está rezando e assim não deveria haver problemas, certo? Bem, não necessariamente. Nossa Senhora disse que seja onde for que ela está, que Satanás não está longe. Ele não gosta de grupos de oração e mesmo ali se poderá ver a sua face horrorosa.

Eu penso apenas que em cada grupo aparecerão alguns problemas mas se ele se mantiver focado e orante e se saber como superar estas dificuldades o problema não irá fazê-lo sucumbir.

Ivan disse que quando a dissensão poderia começar em seu grupo de oração ele jejuava e rezava pelo menos três rosários. Se você pede para cada um de grupo fazer o mesmo, as coisas de nenhum modo ficaram daquela forma. Os problemas poderão progredir por um pouco mas tudo voltará ao normal e até com a possibilidade de o grupo sair mais fortalecido após a crise.

Problemas mais comuns:

1. Não adesão aos temas de Medjugorje – isto pode parecer não ser muito importante, mas é. É uma das coisas mais importantes. Todos estão interessados em aprender sobre a mensagem de Medjugorje, vocês são um grupo de oração de Medjugorje, vocês estão lá para divulgar as mensagens daquele lugar especial e permanecer na via de conversão assim vocês devem ser um exemplo para os outros a respeito dos planos de Nossa Senhora e de seu Filho Jesus em Medjugorje. Eu tenho conversado com vários grupos que começaram bem, mas depois se desviam com o objetivo de criarem mais interesses. Um grupo de oração de Medjugorje não é lugar para se falar de outras aparições por que a mensagem de Medjugorje pode se tornar distorcida. Também não é o lugar para se trazer questões controversas pois isso vai causar divisões. Não é o lugar para se trazer livros não católicos, de outras denominações ou para se conversar sobre estas coisas. Se você deseja conversar sobre estas coisas deverá ser após o término do grupo em outro ambiente e hora. A Mensagem de Medjugorje deve permanecer pura e focada em Medjugorje. Imagine-se em Medjugorje no grupo de oração de Ivan ou Jelena.Não se fica falando de outras aparições. Nossa Senhora, Rainha da Paz, é suficinte para todos. É suficiente tentar viver a sua mensagem lá. Tudo o que se precisa saber para se viver a vida bem e para se passar desta para a outra vida na Graça de Deus está em suas mensagens. Ela diz que não devemos ser como borboletas. Apenas ir a fundo em sua mensagem, o que ela significa e como vivê-las em nossa vida do dia a dia é o suficiente para qualquer grupo de oração de Medjugorje.

2. Ego – isto tem que ser tratado por que ninguém é perfeito mas precisdamos sempre nos lembrar de sermos humildes e pensarmos sobre como Jesus agiria se estivesse em nosso lugar. Eu tenho visto isso em diversos grupos onde existe alguém que deseja mudar o grupo e vê-lo seguir em outra direção, mudando as coisas segundo o seu próprio gosto ao invés de pensar no bem do grupo como um todo. Estejam abertos para aquilo que os membros do grupo estão falando. Vocês são uma família que foi reunida pela Rainha da Paz. Fiquem em harmonia com ela e com suas mensagens e amem-se uns aos outros com humildade.

3 – Fofocas – evitem, por favor, que no grupo tenham fofocas (gossip = fofoca, bate-boca, conversas fúteis). Vocês não estão lá para isso e não é um bom exemplo para os outros que estão querendo se unir ao grupo. E muito menos ainda se vocês estiverem se ferindo quando estão lá para rezar e para aprender a amar.

4 – Que grupo é o meu? Este não é realmente um problema, mas uma preocupação para aqueles que querem pertencer a um grupo de oração de Medjugorje mas não se sentem bem com outras formas de grupos de oração e que pensam que o grupo de oração de Medjugorje é um grupo de oração de outro tipo. Na maioria das paróquias existem diferentes grupos de oração, grupos de Fátima, grupos de renovação, grupos de jovens, grupos de oração da renovação carismática, grupos tradicionais.. Desde que Medjugorje não é um grupo da renovação carismática e os padres também não são é melhor que se mantenha o grupo de oração da renovação carismática como grupo da renovação carismática e o grupo de Medjugorje como o grupo de Medjugorje. Algumas pessoas poderiam pensar que o grupo de Medjugorje é, por exemplo, um grupo da renovação carismática e se elas não forem e se elas não se sentem bem com aquele forma de oração isto poderia desencorajá-las de aprenderem a mensagem de Medjugorje que é a razão mais importante para a existência do grupo. Portanto, por favor, seja sensível a isto quando planejar o inicio de um grupo de oração de Medjugorje. Alguns dos maiores problemas que eu tenho visto nos grupos de oração de Medjugorje vêm por causa disto. As pessoas acabam deixando o grupo e o grupo se transforma numa outra coisa (num livro sobre Medjugorje o autor escreveu que padre Jozo é um padre carismático. Ele não é carismático no modo como ele reza, mas no sentido de atrair muitas pessoas). Em minha opinião o melhor é deixar estes dois tipos de grupos separados.

5 – Pedindo permissão – um outro grande problema é quando um grupo que não deseja pedir permissão para o sacerdote para fazer coisas específicas. O sacerdote fica magoado com isso e também com os membros do grupo de oração. É preciso saber que se você tem um grupo de oração numa igreja, no salão paroquial ou em uma propriedade da igreja que devemos ser obedientes à autoridade do padre. Quando convidar um pregador para falar ao grupo, peça permissão, quando pensar em usar a igreja para uma Santa Missa e vier um outro padre, peça permissão…e, se o sacerdote, lhe der uma resposta negativa, bem…você deverá se lembrar de que ele é o pastor e você precisará oferecer isto a Deus e se lembrar de rezar pelo padres que você conhece.

PAZ!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 33 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: